Clique aqui para baixar as instruções abaixo (PDF: 77KB).

 

 Clique "Jornal Juntos" No.20(PDF:892KB)

 

Já fizeram as solicitações abaixo?

□ Certificado de vítima de desastre

□ Apoio financeiro para a recuperação de vida

□ O reparo residencial de emergência

□ Doação para as vítimas (Gienkin e Mimaikin)

□ Redução na taxa de seguros e impostos

 

 

① Para obter assistência das autoridades, será necessário o “Risai-Shoumeisho”!

O “Risai-Shoumeisho”, que tem as solicitações sendo feitas atualmente na Prefeitura, será necessário nos pedidos de ajudas financeiras na reconstrução da vida e outros. Na solicitação do “Risai-Shoumeisho” é anotado dados como o endereço da moradia afetada, o proprietário, o contato, entre outros. É feita uma inspeção na moradia solicitante e o resultado da avaliação como documento será enviado pelo correio ao endereço residencial ou de contato. Como está demorando mais de um mês até a emissão, é melhor solicitar logo. Caso você ache que a avaliação não corresponda com a realidade da gravidade do dano que você sofreu, você pode solicitar uma segunda vistoria através de inscrição.

 

 

② 1. Apoio a reconstrução de vida das vitimas (para as vítimas de destruição total ou de danos em grande escala)

A concessão, dinheiro de suporte fundamental, é de acordo com o grau de injúria da residência, e o dinheiro de suporte adicional é oferecido de acordo com o modo de reconstrução da moradia (no caso da pessoa residir sozinha, em cada item se recebe ¾). Será feita a inscrição na prefeitura. 

 

2. Apoio a reconstrução de vida das vitimas (para as vítimas de dano parcial)

Para as vítimas de destruição parcial, serão oferecidos seguintes apoios financeiros para a reconstruição de vida.

Por família     250,000 ienes

Por indivíduo   187,500 ienes

  

 

③ Sobre o reparo residencial de emergência

Para as vítimas cujas residências próprias foram consideradas em estado de destruição total, em grande escala, ou parcial, existe o sistema reparo residencial de emergência, programa em que a prefeitura cobre os gastos com reparos com o valor máximo por família de 567.000 ienes. Foi retirado o requisito de renda.

 

 

④ Doação da prefeitura (Mimaikin)

Para as vítimas de seguintes categorias, serão oferecidas as doações. Os avisos  foram enviados para as vítimas em novembro.

【Valor de doação】

Destruição total                            50,000 ienes

 Danos em grande escala e dano parcial       30,000 ienes

 Inundação acima de chão                    20,000 ienes

 

 

⑤ Redução na taxa de seguros

As vítimas do desastre terão redução na taxa do Seguro Nacional de Saúde, Kokumin Kenko Hoken. Para essas famílias, a prefeitura enviará a declaração e a ficha de inscrição. As famílias das residências com destruição total terão desconto integral e as famílias das residências com destruição em grande escala ou parcial, o valor será reduzido pela metade. Independentemente do grau do dano, as famílias que terão redução salarial de 30% comparado com o salário de 2014 também poderão pedir a redução de taxa. Além deste programa, dependendo do grau de dano, também poderão pedir a redução ou isenção na taxa de Seguro de Saúde Especial aos Idosos, Seguro de Cuidados de Enfermagem, Plano Nacional de Pensões.

 

 

⑥  Sobre carros inundados

1. Reembolso de imposto na troca do seu veículo danificado

Podem usufluir desse direito aqueles que comprarem carro no valor de mais de 500 mil ienes no período de 6 meses após a ocorrência do desastre. A taxa de 3% do imposto de aquisição do veículo poderá ser reembolsado. Os 2% de imposto cobrado sobre veículos leves e veículos para uso comercial também serão reembolsados.

 

2. O procedimento para carros com perda total (Massho tetsuzuki)

Aqueles que tiveram o carro totalmente danificado e não tiverem outra alternativa a não ser jogá-lo fora, não devem se esquecer de fazer o cancelamento da placa do seu carro. Você receberá o comprovante de perda total (massho toroku) quando requerer os procedimentos necessário para o cancelamento da placa ou na concessionária onde você adquiriu o carro ou na seguradora. Se você jogar fora o seu carro sem efetuar o massho tetsuzuki, você receberá a cobrança anual do imposto sobre posse de veículo no ano que vem. Nesse caso, faça o procedimento na Secretaria de Transportes correspondente à placa do veículo. Emplacados em Tsuchiura devem fazê-lo na Secretaria de Transporters de Tsuchiura.

 

3. O reembolso do imposto sobre peso do veículo e do imposto veícular

Caso o Shaken ainda tenha validade de 1 mês ou mais,você pode receber reembolso do imposto sobre o peso do veículo. Além disso, o imposto anual do veículo pode ser reembolsado o equivalente ao período que você se desfez do carro. Veiculos leves não poderáo receber o reembolso.